
"Precisamos de melhorias sensível nos ambientes de trabalhos. Essa lei é avançada e vem colaborar. Podemos e devemos trabalhar unidos para que a cada dia as normas de saúde e segurança no trabalho sejam aplicadas."
Marilete Mulinari Girardi
Delegada Regional do Trabalho de MT
---------------------------------------
“O Conselho Nacional conseguiu emplacar a Saúde do Trabalhador como prioridade no Pacto pela Saúde. No estado, no Conselho Estadual de Saúde, nós vamos tentar também priorizar a saúde do trabalhador. E em Cuiabá quando estiver discutindo o Pacto de Gestão do município, os conselheiros municipais e todos os trabalhadores precisam lutar para colocar a saúde do trabalhador no Pacto pela Saúde como prioridade.”
João Luis Dourado
Sindicato dos Bancários MT - representante da CUT
---------------------------------------“Nós estamos com leis e normas regulamentadoras que são maravilhosas, mas falta cumpri-las. Não temos pernas para chegar em todos os trabalhadores. Mas se a gente se unir, se der as mãos, começar denunciar, exercer nossa cidadania nós vamos conseguir melhorar essa situação. Por isso olhem o trabalhador como cidadão, como ser humano que ele é não como uma máquina em produção, por que senão estaremos perdidos.”
Terezinha de Jesus Lima
Presidente da Força Sindical de MT/ Comissão Estadual Intersetorial de Saúde do Trabalhador
---------------------------------------"Nós desencadeamos uma campanha onde estamos denunciamos a Terceirização = Precarização das relações de trabalho no setor telefonia. Quando a empresa era estatal nós tínhamos um programa de saúde para os trabalhadores. Depois da terceirização acabou esse direito. Só no mês de março tivemos 5 acidentes de trabalho, 3 foram parar no pronto-socorro, um deles ficou 5 dias no corredor do Pronto Socorro."
Lauro Benedito de Siqueira
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos de MT
---------------------------------------
"A nossa preocupação é com melhoria da qualidade de vida do trabalhador e implantação de uma política de saúde do trabalhador que vem primeiro da conscientização da sociedade para que não se tenha tantos acidentes como vivemos hoje que é uma epidemia de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho.
Edson Lima Ferreira
Gerente da Vigilância Sanitária do Estado
---------------------------------------"Os nossos servidores que cuidam da saúde pública de todo cidadão também adoecem e ninguém cuida da deles. Nós temos ai, sérios problema no que refere a saúde no ambiente de trabalho e estamos tentando há muito tempo construir, mesmo com dificuldade, a saúde do trabalhador, orientando o pessoal que só haverá transformação se nós nos organizamos e mobilizarmos."
Aparecida Silva Rodrigues
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente
---------------------------------------
"O governo federal enviou no final de outubro do ano passado a primeira parcela de 50 mil reais para implementação do Cerest Regional e baixada Cuiabana. Somando essa parcela mais os repasses mensais que é de 30 mil, dá em torno de 200 mil reais que está depositado na conta do Fundo Municipal de Saúde."
Gerson Blat
Representante da Secretaria Municipal de Saúde
---------------------------------------
“Os empresários, a prefeitura não oferecem condições para os trabalhadores do transporte coletivo. Mais de 33% da classe esta afastada pelo INSS por doenças adquiridas no trabalho, e ainda há muitos que não passam no INSS e são demitidos. Ai não conseguem arrumar outro emprego por que continuam doentes.”
Albino Bocheneki
Representante da Comissão de Motoristas e Cobradores Afastados
Um comentário:
Muito bom encaminhamento sobre a emenda 3. É preciso garantir que os parlamentares sigam a determinação do presidente Lula e mantenham o veto a essa emenda que é um atraso para nós trabalhadores.
Postar um comentário