7 de maio de 2007

Farmácia Popular é inaugurada em Cuiabá

Foto: Secom /MT
Foi inaugurada na última quinta-feira (03.05) em Cuiabá uma unidade do programa Farmácia Popular do Brasil. O programa criado pelo governo Lula por meio do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) tem o objetivo de ampliar o acesso da população aos medicamentos, beneficiando as pessoas que têm dificuldade para realizar tratamentos por causa do custo dos remédios.

A unidade na capital está sob a gestão da Secretaria de Estado de Saúde e funciona na rua Diogo Domingos Ferreira, nº 402, bairro Bandeirantes, próxima à Escola Nilo Povoas.

Estão disponíveis 94 tipos de remédios classificados como essenciais em 104 diferentes apresentações, entre medicamentos que atendem às doenças que ocorrem com maior freqüência como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses. Estão disponíveis também remédios indicados para os quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações, alcoolismo e anticoncepcionais, além de preservativos masculinos entre outros.
Para acessar a farmácia basta que o usuário tenha uma receita médica ou odontológica da rede pública ou particular, contendo medicamentos disponíveis no programa. A exigência da receita é uma medida para evitar a automedicação.

Nenhum comentário: