23 de maio de 2010

Proposta beneficia trabalhadores da construção civil em Cuiabá

As empresas de construção civil com obras no município de Cuiabá devem fornecer alimentação matinal a todos os seus trabalhadores. È o que determina projeto de lei apresentado no parlamento municipal pelo vereador Lúdio Cabral (PT). A obrigação já vigora em municípios como Belo Horizonte, Juiz de Fora e Rio de Janeiro e integra a pauta de Reivindicação da Convenção Coletiva de Trabalho dos Trabalhadores da construção Civil.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios, Joaquim Dias Santana, se aprovado o projeto representa um ganho social para a categoria. Nos últimos anos houve uma explosão no mercado da construção em Cuiabá. A atividade é um dos segmentos industriais mais significativos da capital e envolve cerca de 18 mil trabalhadores formais nas mais de 1000 empresas em atividade. A estimativa, no entanto, é que o número de trabalhadores informais atinja 36 mil operários.

Para Lúdio, a medida que deve beneficiar todos os trabalhadores da construção civil, formais e informais, é simples e fortalece a proposta de segurança alimentar com a possibilidade de condições mínima de acesso a alimentação básica. De acordo com a proposta, o fornecimento da alimentação matinal aos trabalhadores da construção civil não pode comprometer outras obrigações das empresas de atendimento a necessidades básicas como o fornecimento de cesta básica. Também é proibido onerar o trabalhador pela medida.

Sob o ponto de vista da saúde do trabalhador Lúdio argumenta que a alimentação adequada reduz os riscos de doenças e acidentes de trabalho. Além de incorporar uma política de condições humanizadas de trabalho, o ganho estende-se também no que se refere à produtividade já que a atividade da construção civil exige dos trabalhadores muita força e resistência física, condições quase inatingíveis em pessoas com a alimentação precária.


Leia na matéria abaixo outras reivindicações dos trabalhadores da construção civil

Um comentário:

Anônimo disse...

NÃO SEI ONDE VAMOS PARAR COM ESSA NOSSA POLITICA A PREFEITURA ANDA MAIS PRA LÁ DO QUE PRA CÁ...MUITA GENTE ALI SEM FAZER NADA,ENQUANTO NOS HOSPITAIS PESSOAS CRIANÇAS ESTÃO MORRENDO POR FALTA DE MEDICOS...QUANDO TIVEMOS QUE INTERNAR MINHA MÃE NO PRONTO SOCORRO,NÃO FIZERAM NADA PRA SALVÁ-LA MAL PASSAMOS A NOITE ALI E VI GENTE MORRER ASSIM NA MINHA FRENTE E OS MEDICOS DORMINDO...!! COMO PODEMOS ACREDITAR QUE ALGUÉM DO PODER VAI NOS AJUDAR?DR LUDIO FAÇA ALGO FAÇA VALER POR FAVOR