17 de agosto de 2007

I Fórum Sindical de Trabalhadores da Saúde Pública de Cuiabá

Os profissionais da saúde pública do município de Cuiabá mobilizam-se em Fórum Sindical no próximo dia 23 de agosto, quinta feira a partir das 08 horas da manhã, na sede do Conselho Regional de Farmácia , no Centro Político Administrativo.

A ação partiu da união de vários sindicatos, após sucessivas tentativas de negociação com a atual gestão municipal abrangendo desde o Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), demora na realização do concurso público, ou melhor dizendo, a não realização do mesmo; precárias condições de trabalho de diversas unidades de saúde e do Pronto Socorro Municipal, em conseqüência do sucateamento das estruturas físicas, ausência de equipamentos e materiais de consumo básico, além dos medicamentos. Outra questão é a ausência de segurança, expondo os trabalhadores a diversas situações de risco durante sua jornada de trabalho.

Há quase 15 anos sem aumento, nem reajuste salarial os trabalhadores não se contentam mais com o discurso repetitivo da atual gestão, que colocou os salários em dia. Os trabalhadores reconhecem isso, entretanto a luta continua e reivindicam os direitos, principalmente diante de tantas perdas salariais que já ultrapassam a casa de 300%, não condizendo com o “alto custo de vida”, além disso, o prêmio saúde ou produtividade não é salário.

Vivencia-se um momento histórico, pela primeira vez os sindicatos dos médicos; dos servidores públicos municipais (representando fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, técnico de higiene dental, auxiliar de consultório dentário e serviços administrativos); cirurgiões-dentistas; farmacêuticos; fiscais de vigilância sanitária e da enfermagem, articulam em prol da organização de um Fórum único para discutirem questões pertinentes ao trabalho no SUS, bem como apresentarão o que é a Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS e quais são os seus objetivos. Também será importante espaço para definir as representatividades sindicais que terão assento nesta Mesa. Lembrando que a mesma foi criada em resposta à reivindicação dos trabalhadores mobilizados em estado de greve, sendo regulamentada por um Decreto Municipal, assinado pelo Prefeito e referendada por Resolução do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

A criação da Mesa surgiu como estratégia para proporcionar um espaço único e democrático de discussão referente às questões da Política de Gestão do Trabalho no SUS, onde sindicatos e gestores devem entrar em consenso sobre todas as questões citadas anteriormente, além de outras, sendo encaminhados os consensos ao CMS de Cuiabá. Mesa Municipal que poderá ser assessorada e referendada no âmbito da União, uma vez que a Mesa Nacional foi reativada pela atual gestão federal.

Neste Fórum, os sindicatos escolherão os membros que comporão à mesa em relação ao segmento trabalhista e enviarão a composição à Mesa Nacional que se articulará com a gestão do município de Cuiabá para a organização desta representatividade.

* COMISSÃO ORGANIZADORA DO I FÓRUM SINDICAL DE TRABALHADORES DA SAÚDE PÚBLICA DE CUIABÁ

Nenhum comentário: