30 de agosto de 2012

Turismo Lúdio Cabral entrega programa de governo e defende mais valorização



O candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) assinou nesta quarta (28) um termo de compromisso com reivindicações dos empresários do tradding turístico da capital para a área. Segundo o petista, a riqueza cultural de Cuiabá não está sendo valorizada como atrativo turístico e a cidade “está de costas para o rio Cuiabá”.  Ele informou que fará concursos públicos anuais para suprir a demanda de servidores na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, já que dos 16 mil servidores do município, 13 mil estão nas áreas de saúde e educação. 
“A vocação de Cuiabá é o acolhimento. Nossa riqueza cultural é impressionante, mas não é valorizada”. 

O segmento reclama dos baixos investimentos no setor e da falta de diálogo com a Prefeitura Municipal, a quem caberia papel central na organização da cadeia produtiva do turismo, que envolve 55 categorias econômicas, entre elas a dos bares, táxis, a rede hoteleira, os produtores de eventos e as companhias aéreas.

Segundo os empresários, o município tem perdido oportunidades de trazer eventos para Cuiabá por não estar “vendendo” a cidade adequadamente e falta até material de divulgação adequado para isso. O setor reivindica a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de 5% para 2%, como já é praticado em outras capitais.

No termo de compromisso, os representantes do segmento pedem a reativação dos cinco Centros de Atendimento ao Turista (CAT), o fortalecimento do orçamento da Secretaria Municipal de Turismo, a definição oficial dos pontos turísticos da cidade, a construção de um autódromo, a instalação do sistema disk Silêncio 24 horas e a fiscalização sobre eventos organizados sem respeito à legislação municipal, entre outras reivindicações.

“Precisamos urgentemente estruturar o que já temos antes de correr atrás de novos espaços, preparar Cuiabá para receber o turista, pois a cidade só será boa para o turista quando for boa para quem vive aqui”, comentou a presidente do Sindicato das Empresas de Eventos e Afins do Estado de Mato Grosso (Sindieventos),  Aurimar Moretti.

Participaram da reunião diretores do Sindieventos e dos sindicatos representativos dos hotéis, dos guias de turismo, das empresas de locação de automóveis e das empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo. A reunião foi acompanhada pelo candidato a vereador Jaime Okamura (PV).

Ações

Entre as propostas do petista para o setor de turismo estão a urbanização das margens e proximidades do rio Cuiabá , com a criação de passeios públicos, ciclovias, quiosques, iluminação, arborização etc; a recuperação dos complexos turísticos de Cuiabá e do Centro Histórico da cidade,  com registro em placas e monumentos a história dos logradouros públicos, criando novos pontos turísticos; o incentivo para que a iniciativa privada elabore e implemente as rotas turísticas e a realização de  cursos profissionalizantes de guia turístico e de idiomas para estudantes de nível médio da rede pública de Cuiabá.


Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13
Neusa Baptista - (65) 92260944 - 8459 8639
Alline Marques - (65) 9253-5000
Crédito das Fotos: Thiago César

Nenhum comentário: