30 de agosto de 2012

Confirmada a vinda de Alexandre Padilha a Cuiabá


Ministro participará de lançamento das ações de Lúdio Cabral para a saúde

O Ministro da Saúde Alexandre Padilha estará em Cuiabá no próximo dia 4 de setembro (terça-feira) participando do lançamento do programa de governo do candidato Lúdio Cabral (PT) para a área de saúde. O lançamento acontece na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), na Avenida do CPA, às 19h30.

Médico com atuação exclusiva no setor público, Lúdio Cabral tem defendido a reorganização urgente do sistema de saúde para oferecer atendimento imediato à população. Ele propõe a reabertura do Pronto Socorro para a demanda espontânea, ampliação de quadro de pessoal e estrutura das policlínicas, mais agilidade na instalação das UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e a conversão da policlínica do bairro Verdão em uma destas unidades. 

Em longo prazo, o petista pretende reduzir a demanda por serviços de emergência investindo na ampliação para 120 equipes dos Programas de Saúde da Família (PSF) e na implantação de 30 Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF).  Para suprir a demanda de pessoal no setor e melhorar o atendimento, propõe concursos públicos anuais, qualificação profissional e revisão dos planos de cargos e carreiras dos 6 mil servidores da saúde, 60% dos quais estão com contratos irregulares. O candidato também planeja construir 5 novas unidades da Farmácia Popular em Cuiabá.

A redução no tempo de espera para consultas, a ampliação do quadro de médicos e a humanização do atendimento são prioridades para o Ministério da Saúde, segundo Padilha. “Para isso, precisamos de governos municiais parceiros do Governo Federal, que coloquem a saúde como prioridade e levem para o município cada programa do Ministério da Saúde”.

Perfil

Médico infectologista, Alexandre Padilha atuou na coordenação política do governo Lula à partir de 2005, quando já ocupava o cargo de diretor Nacional de Saúde Indígena da Funasa.

Em 2007, ingressou na Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) e em 2009 foi nomeado ministro da Saúde e chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Na carreira acadêmica, foi coordenador do Núcleo de Extensão em Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP e da área de Projetos de Pesquisa, Vigilância e Assistência em Doenças Tropicais, no Pará.

Veja o depoimento de apoio de Padilha à candidatura de Lúdio Cabral : http://www.youtube.com/watch?v=HbiWx1nM8Oc


Nenhum comentário: