28 de agosto de 2012

Lúdio defende políticas para infância e adolescência




O candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) defendeu nesta segunda (27) a reestruturação dos serviços assistenciais e de saúde para atenção à infância e adolescência em Cuiabá. 

Ele assinou um termo de compromisso com a infância, onde constam as reivindicações dos conselhos tutelares de Cuiabá para a melhoria dos serviços.
O documento foi assinado em reunião com a coordenadora dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, Flávia Cristina da Silva Carvalho, e com a diretora do Conselho Tutelar do Centro, Adriana Gamarra.

Os 6 conselhos tutelares de Cuiabá atendem em média a 200 casos por mês. Só em 2011, 10.846 crianças de zero a 17 anos receberam atendimento e, no primeiro semestre deste ano, foram 1.012 atendimentos só na unidade do centro.

A garantia do pleno funcionamento dos órgãos foi uma das demandas apresentadas no termo de compromisso, já que os conselhos tutelares da capital enfrentam dificuldades para atender à demanda. As unidades ficam nos bairros Cidade Alta, Planalto, CPA, Coxipó, Centro e Pedra 90 e segundo as conselheiras, os prédios têm problemas estruturais, faltam equipamentos como computadores e veículos para atender aos cinco conselheiros de cada unidade.

Lúdio Cabral discutiu com as conselheiras sobre a necessidade de reestruturação e fortalecimento da rede de assistência social, que hoje conta com dois Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) e 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para onde são encaminhados os casos atendidos pelos conselhos tutelares, de acordo com a demanda.

Conflitos familiares, abandono de incapaz, maus tratos, negligência, dependência química e abuso sexual são os principais problemas atendidos pelos conselhos, além do encaminhamento para vagas em creches e escolas e inserção nos serviços dos CREAS e CRAS.
“Cabe à Prefeitura dar condições para que os conselhos funcionem”, diz a conselheira Flávia Cristina.  De acordo com ela, cada conselho atende em média a 45 bairros cada, o que significa uma média de 100 mil habitantes.  Há 30 conselheiros tutelares em Cuiabá.

Dependência química

Segundo Flávia Cristina e Adriana Gamarra, é urgente a criação de centros de referência para tratamento de crianças e jovens dependentes químicos, ação que foi aprovada por 98% dos presentes na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em junho do ano passado.
Lúdio Cabral informou que, entre outras ações, pretende ampliar os leitos hospitalares para atender aos dependentes de drogas. “Existe uma política nacional que prevê a estruturação da rede geral de saúde desde a atenção primária até a urgência para atender os usuários de drogas. Vamos abrir leitos em hospitais para este público, melhorar o atendimento nos serviços especiais como os CAPS e criar unidades de acolhimento monitoradas pelos CAPS”, disse o candidato.

Compromisso

Lúdio Cabral informou que está comprometido com ações de melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. Na área da educação, o número de creches será ampliado de 48 para 100 unidades durante os quatro anos de mandato, disponibilizando 10 mil novas vagas.

Na área da saúde, Lúdio argumentou que pretende qualificar o atendimento nas unidades de atenção primária à saúde por meio da melhoria estrutural e ampliação do quadro de profissionais com a realização de concursos públicos anuais. O programa de governo do petista prevê ainda a criação de 30 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), a aceleração da construção das Unidades de Pronto Atendimento em Saúde (UPAS), a conversão da policlínica do Verdão em UPA e a construção do hospital materno-infantil, entre outras ações. 

Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13
Neusa Baptista - (65) 92260944 - 8459 8639
Alline Marques - (65) 9253-5000
Crédito das Fotos: Thiago César


Nenhum comentário: