9 de abril de 2008

Fórum debate políticas de Controle Social

Será realizado nesta quinta-feira, 10 de abril, no auditório I do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFMT, o I Fórum de Controle Social com o tema Socializando Saberes.

O encontro tem o objetivo de fortalecer os processos de organização e formação política dos grupos populares, para o exercício do controle no âmbito das políticas públicas.

Entre as metas está a mobilização dos setores populares da sociedade civil, no sentido de constituir um espaço permanente de diálogo entre estes sujeitos coletivos e de buscar formas criativas de ampliar sua capacidade de atuação. A expectativa segundo a coordenação do Fórum, é de que durante o evento sejam pontuadas ações estratégicas de atuação em rede das organizações e movimentos com o propósito de buscar a efetivação das políticas de saúde e de assistência social.

Promovido pela Articulação Nacional das Práticas de Saúde Popular, Aneps, juntamente com o departamento de Serviço Social da UFMT; Associação Bioenergética de Mato Grosso, Aben; Associação Brasileira de Homeopatia Popular, ABHP; Núcleo de Estudo de Organização da Mulher, NEOM; e o grupo de pesquisa Assinatura dos Corpos, Ascorpos, o Fórum conta com o apoio da Escola de Saúde Pública do Estado, Grupo de Saúde Popular, GSP, e da Associação de Defesa dos Direitos, Trabalho e Desenvolvimento das Mulheres de Mato Grosso (ADDTDM).

Programação:

07h30 – Inscrições no local

8h30 – Abertura

9h00 - 1ª Mesa

“Repensando os Instrumentos de Controle Social” - Dr. José Ivo Pedrosa – Ministério da Saúde;

“Controle Social e Desigualdades Raciais na Assistência á Saúde” - Nara Nascimento -PSF

“Controle Social, Medicina Oficial e Medicina Indígena” - Cláudia Maria Guimarães - Escola de Saúde Pública e Núcleo de Organização e Estudos da Mulher/NEOM.

10h00 – Intervalo

10h15 – 10h40 – Rodas de conversa

10h40 – 11h40 – Debate/Plenária

11h40 - Almoço

13h30 – 14h20 - 2ª Mesa

“Como anda a gestão do SUS” - Ouvidoria Municipal e Estadual, Conselhos Municipal e Estadual, Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Vereadores

14h20 -14h40 – Rodas de Conversa

14h40 -15h10 - Debate/Plenária

15h10 – Intervalo

15h20 – 16h00 - Grande Roda

“A Participação dos Movimentos e Organizações Populares na luta pela Saúde em Cuiabá” - MST, GSP, ABHP, NEOM .ASCORPOS, ,ADDTDM-MT, ABEN, Pastoral de Saúde, GASP, Conselhos Gestores e outros.

16h00 – Rodas de conversas - Levantamento de Propostas e encaminhamentos

16h30 – Plenária

17h30 – Apresentação Cultural e Lançamento do Caderno de Educação Popular e Saúde.

18h30 – Encerramento

Nenhum comentário: