12 de setembro de 2007

Lúdio aciona MP por irregularidades da prefeitura na prestação de contas com publicidade

Os gastos crescentes da atual administração municipal com publicidade deverão ser investigados pelo Ministério Público Estadual, conforme requer representação protocolada hoje (12.09) pelo vereador Lúdio Cabral (PT).

A denúncia cita o fato de que a prefeitura, só nos primeiros quatros meses deste ano, gastou com publicidade mais de 221 % do que estava previsto na Lei Orçamentária Anual para o ano todo. Os dados expostos no Relatório Resumido de Execução Orçamentária do 2° bimestre de 2007 apontam que a previsão inicial era de R$ 1 milhão e 596 mil para todo o ano, no entanto de janeiro a abril já havia sido gastos com publicidade R$ 3 milhões e 533 mil.

Segundo documentos apresentados por Lúdio ao MP, o caso é reincidente. Em 2006 a dotação orçamentária inicial para comunicação era de R$ 2 milhões de reais, sendo gastos ao final do ano mais de R$ 6,5 milhões. Já em 2005, o primeiro ano de gestão do prefeito Wilson Santos os relatórios de execução orçamentária apresentam uma dotação inicial de R$ 1,5 milhão, sendo gastos R$ 2,4 milhões com publicidade.

O agravamento do caso se dá, segundo Lúdio, pelo fato da prefeitura está descumprindo a lei ao não publicar em nenhum dos três anos, os relatórios completos de prestação de contas trimestrais dos gastos publicitários da administração direta e indireta, conforme obriga o artigo 65 da Lei Orgânica de Cuiabá.

De acordo com o vereador a publicação dos relatórios deveria conter a discriminação dos gastos, ações desenvolvidas, e as matérias publicitárias elaboradas.

“Nós solicitamos formalmente, reiteradas vezes, à prefeitura a comprovação da publicação desses relatórios, como não obtivemos respostas resolvemos representar ao MP que é o guardião do patrimônio público para que a questão seja investigada”, afirma Lúdio.

Proposição

No âmbito do legislativo, tramita um projeto de emenda à lei orgânica de autoria de Lúdio que limita os gastos da prefeitura com publicidade em 0,4 % da Receita Corrente Líquida de Cuiabá, o que hoje significaria uma média de R$ 2 milhões por ano.
“Queremos amarar com esse dispositivo na nossa constituição municipal o cumprimento de pelo menos dois princípios da administração pública, o da eficiência e o da economicidade, e assegurar que os recursos públicos sejam devidamente investidos em serviços essenciais para a população”, conclui Lúdio.

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