4 de março de 2009

Filas e Peregrinação: Usuários denunciam MTU no Ministério Público por falta de atendimento

Como um drama recorrente, usuários do transporte coletivo de Cuiabá que tem direito ao passe livre, após terem as senhas de atendimento remarcadas por três ou quatro vezes, ficam mais de 8 horas na fila da Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos- MTU, para renovação, recadastramento e recarga dos cartões de transporte e não são atendidos.

No final da tarde desta terça-feira (03.03) um grupo formado por estudantes e pais procurou o gabinete do vereador Lúdio Cabral (PT) para denunciar a situação. Um documento relatando o drama vivenciado pelos usuários foi protocolado no Ministério Público Estadual, órgão guardião das leis e dos direitos da cidadania, pedindo providências. A imprensa também foi acionada e hoje (04.03) os usuários retornaram a MTU. Mais uma vez, as pessoas que necessitavam trocar o cartão foram informados que precisam retornar a Associação em outra data, pois segundo os funcionários a máquina impressora está com defeito.

Casos como o da estudante Isabela Calvo. Ela teve que renovar por três vezes a senha de atendimento na MTU sem que fosse atendida. Ontem ( 03.03) com mais um agendamento em mãos passou o dia na fila e, outra vez, não foi atendida. A estudante retornou nesta quarta-feira (04.03) a MTU para trocar o cartão e validar seus passes, mas recebeu a informação que deverá retornar na quinta-feira, pois a troca do cartão que deveria ser feito de imediato não poderia ser realizado por problemas na maquina de impressão.

“ Depois de sofrer horas em fila no sol e naquele galpão, tomando água quente passando o dia sem comer, ainda estou sem o passe. Perdi aula ontem, hoje e amanhã tenho que voltar de novo para pegar o cartão. E essa é só a minha situação, tem muita gente de todas as idades, idosos passando por isso. Não tá certo. Somos cidadãos e precisamos do mínimo de respeito”, desabafa.


Confira abaixo denúncia protocolada junto a Promotoria de Defesa da Cidadania do Ministério Público Estadual relatando os problemas de atendimento da MTU.

AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PROMOTOR DE JUSTIÇA DA PROMOTORIA DE DEFESA DA CIDADANIA E DO CONSUMIDOR DA COMARCA DE CUIABÁ ESTADO DE MATO GROSSO.

Nós abaixo-assinados, viemos por meio deste solicitar intervenção deste órgão para que sejam tomadas providências no sentido de acionar a MTU ( Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos) a cumprir com os agendamentos e organizar o mínimo de estrutura para atendimento às pessoas que são submetidas a renovação, recadastramento e recarga dos cartões de transporte com direitos a gratuidade. Estamos vivenciados situações de desrespeito e sofrimento conforme relatamos abaixo:

- Precisamos pegar senhas antecipadamente para o atendimento. Quando chega na data marcada ( três quatro dias depois) ficamos o dia exposto ao sol em um galpão de temperatura escaldante, submetido a condições precárias e insalubres ( bebedouro com água quente e salobra, banheiro imundo) e ainda não somos atendidos.

- Muitos de nós já pegamos três senhas (remarcadas) sem que o atendimento fosse feito. Ao entrarmos na MTU os funcionários da empresa recolhem as senhas e após mais de oito horas na fila sem nenhuma informação nos é notificado que não seremos atendidos.

- Nesta situação de desrespeito quando indagamos e cobramos explicações sobre os motivos pelos os quais não estamos sendo atendidos e o agendamento não está sendo cumprido recebemos tratamento grosseiros ou respostas vagas.

- Alguns de nós ficamos na MTU desde as 6 horas da manhã até o fim do expediente às 17 horas e sem alimentação.

- Hoje 03.03.2009 retornamos para nossas residências sem atendimento e sem acesso ao passe livre, que é nosso direito, assegurado em lei. Os que conseguem caronas de amigos ou emprestado o dinheiro do passe retornam amanhã para a mesma peregrinação sem saber se serão atendidos. O prejuízo é pior por que muitos deixam de ir a aula por falta de condições de pagar a passagem ou vir ao centro da cidade para tentar mais uma vez ser atendido pela MTU.

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