25 de junho de 2007

Política de Humanização do SUS é tema de Tribuna Livre




A médica do Programa da Saúde da Família, Eliana Maria Siqueira Carvalho utilizou a tribuna livre da Câmara nesta quinta-feira (21.06), solicitada pelo vereador Lúdio Cabral (PT), para falar sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde e a incorporação dos seus princípios nos serviços de saúde pública em Cuiabá.

A política instituída em 2003 pelo Ministério da Saúde foi formulada a partir da sistematização de experiências do SUS que vem dando certo, com base em bons resultados obtidos por estados e municípios com práticas de humanização nas ações de atenção e gestão em saúde. O objetivo é fortalecer o processo de pactuação democrática e coletiva do SUS, fomentando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários na busca de construir um sistema de saúde humanizado e comprometido com a defesa da vida.

Entre os resultados que a PNH pretende alcançar está a redução de filas e do tempo de espera no SUS, atendimento acolhedor e adequado, valorização dos trabalhadores, garantia dos direitos dos usuários e a gestão participativa nos serviços.

A PNH disponibiliza tecnologias e modos de implementar a humanização, além de desenvolver cursos, oficinas e seminários e divulgar experiências bem sucedidas de humanização no SUS em todo Brasil. Em Cuiabá, ações neste sentido estão sendo realizadas entre os trabalhadores das unidades de saúde e do Hospital e Pronto Socorro Municipal. (Foto: secom/Câmara)

Nenhum comentário: