9 de outubro de 2009

LANÇAMENTO - Fome de Liberdade: a luta dos presos políticos pela Anistia


Em comemoração aos trinta anos da lei de anistia, será lançado na próxima quarta-feira (14.10) em Cuiabá o livro Fome de Liberdade de autoria do ex-deputado estadual e federal por Mato Grosso , o professor da UFMT, Gilney Amorim Viana e Perly Cipriano, subsecretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos .

A obra mostra os meandros da resistência contra a ditadura militar instaurada no Brasil com o golpe de 1964, e a luta pelos direitos elementares da democracia. Com base em suas vivências como presos políticos, os autores relatam o cotidiano da greve de fome assumida por diversos militantes encarcerados no país que durou 32 dias , sensibilizando a sociedade em favor da Lei de Anistia ampla, geral e irrestrita.

O lançamento está marcado´para as 18h30 no centro cultural da UFMT, incluindo na programação um debate sobre os Trinta Anos de Luta pela Anistia com a participação dos autores Gilney Viana e Perly Cipriano, do presidente da comissão do Ministério da Justiça, Paulo Abrão e do ex-perseguido político e professor da UFMT, Waltir Bertúlio.

LEIA MAIS:

A ditadura militar, instaurada no país pelo golpe de 1964, fez o Brasil conhecer o que há de pior no poder autoritário, com arbitrariedades e violência. Prisões, extradições, torturas e afastamento de políticos da oposição eram comuns e alguns até previstos em leis. Quem se opusesse aos militares era considerado inimigo público, subversivo e perigoso.

Os presídios brasileiros logo ficaram lotados de resistentes contra o arbítrio e buscavam lutar pelos direitos elementares da democracia. Entre estes lutadores estavam Gilney Amorim Viana e Perly Cipriano, que decidiram contar sobre o cotidiano da greve de fome que durou 32 dias e mobilizou presos políticos em vários presídios país afora, sensibilizando a sociedade em favor da Lei de Anistia ampla, geral e irrestrita.

Assim surgiu o livro Fome de Liberdade: a luta dos presos políticos pela Anistia. Publicado originalmente há três décadas, o volume é agora relançado em edição histórica pela Editora da Fundação Perseu Abramo em coedição com a Universidade Federal do Espírito Santo, para comemorar os 30 anos da Lei de Anistia.

O objetivo dos autores é mostrar os meandros dessa luta, para que não caia no esquecimento das gerações que não viveram aquele período. A obra apresenta um verdadeiro e detalhado relato histórico de quem presenciou e resistiu à época de perseguições, censura e mortes de quem ousava contestar.

O livro cita ainda as manifestações organizadas pela sociedade em favor da Anistia e o apoio que os presos receberam de intelectuais, sindicalistas, políticos e artistas, como Lucélia Santos, Renata Sorrah, Ney Latorraca, Marília Pêra, Zezé Mota, Osmar Prado e Elke Maravilha.

Ao final da obra, são apresentados documentos como cartas, declarações e comunicados dos encarcerados, e notas de solidariedade recebidas e escritas por eles. O volume é finalizado com amplo registro fotográfico dos presos políticos, rememorando as visitas de apoio que receberam da sociedade na época. ( fonte:site Fundação Perseu Abramo)

Nenhum comentário: