3 de maio de 2008

Romaria dos trabalhadores/as: Memória, Caminhada, Sonho e Compromisso

A XX Romaria dos Trabalhadores/as foi tema da tribuna livre na sessão plenária da Câmara Municipal de Cuiabá da ultima terça-feira (2904). Agendada por Lúdio, a tribuna contou com a participação da religiosa Maria Inês Buttini que falou sobre a caminhada que marca duas décadas de mobilização e luta dos trabalhadores.

“O evento que completa 20 anos englobam quatro encontros que falam de lutas, das aspirações e sonhos, dos compromissos e relembram coisas que já são história.”, pontua

A partilha de experiências, segundo a religiosa, relembra vários colegas de caminhada que dedicaram suas vidas à luta por uma realidade mais digna para a população trabalhadora de Cuiabá e Mato Grosso como os militantes de Direitos Humanos, Padre José Ten Cate, Lourenço Fernandes, Maria Benvinda e Irmã Elisária.

Para a religiosa Inês Buttini, o dia 1º de Maio é um dia de luta que representa a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras em busca dos seus direitos. (Com Secom/Câmara)

Após os encontros de reflexão nas comunidades de Cuiabá sobre os temas Memória, Caminhada, Sonho e Compromisso, a XX Romaria dos trabalhadores e trabalhadoras teve seu ápice na última quinta-feira (1º de maio) dia do trabalhador.

As atividades tiveram início às 8 horas da manhã com culto ecumênico na Igreja do Rosário.

Com cantos e reflexões os romeiros seguiram em caminhada pelas ruas de Cuiabá até o ginásio São Gonçalo. Atividade culturais e confraternização encerraram o ato.

Nenhum comentário: