29 de julho de 2011

Maioria da população vê golpe da Câmara e Prefeitura e quer revogação da lei, revela pesquisa da KGM

Pesquisa contratada por HiperNotícias ouviu 600 pessoas em todas as regiões da Cuiabá. Para a população, lei foi golpe, significa privatização da Sanecap e medida não vai solucionar o problema do saneamento


A maioria da população cuiabana considera que a aprovação da lei da concessão do saneamento básico foi um golpe da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Cuiabá, e quer que a lei seja revogada.
É o que revela a KGM Pesquisas, contratada por HiperNotícias, para aferir a percepção da população sobre a polêmica que domina as atenções da mídia e da população nas duas últimas semanas, desde que a Câmara aprovou, no dia 12 de julho, projeto de lei criando a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário na Capital (Amaes), e autorizando a concessão dos serviços de saneamento da capital para a iniciativa privada.
Um teste de argumentos feito pela KGM com base nos discursos que vêm sendo publicados na imprensa desde o surgimento da polêmica, as frases que obtiveram as duas maiores concordâncias dos entrevistados foram “a aprovação da lei, sem discussão pública, foi um golpe (tanto da) Câmara e (como) prefeitura na população”. O argumento de que o golpe foi da Prefeitura recebeu 88,7% de concordância total ou parcial dos entrevistados, e de que o golpe foi da Câmara obteve a concordância de 88,2%. Em ambos os casos, menos de 5% dos entrevistados discordaram dos argumentos, ou seja: há um consenso de reprovação da população quanto à forma da aprovação e sanção da lei.
No teste de argumentos feito pela KGM, a terceira maior concordância revela que não apenas a forma como está sendo reprovada pela população, mas também o mérito da proposta de passar à iniciativa privada a concessão dos serviços de saneamento, já que 69,3% dos entrevistados concordaram total ou parcialmente com o argumento “sou contra a privatização e contra a concessão, o que precisa melhorar é a gestão da Sanecap”.

Confira a pesquisa no site HiperNotícias

Nenhum comentário: