27 de novembro de 2009

Trabalhadores da Educação de Cuiabá sinalizam greve para início do próximo ano‏

A insuficiência de repasses financeiros às escolas e creches do município de Cuiabá e o fato da Secretaria Municipal de Educação não apresentar qualquer planejamento para o pagamento de retroativos aos servidores da educação pode levar a categoria a entrar em greve no início do próximo ano. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, subsede Cuiabá, professor Alexandre Cândido, a Secretaria de Educação tem demorado quase dois anos para implantar a elevação de nível e classe dos servidores da educação nas folhas de pagamento e quando a implantação é realizada a secretaria “ esquece” de pagar os retroativos.

“Buscamos o diálogo com o Secretário de Educação que se comprometeu a inserir a dotação para o pagamento dos retroativos na LOA 2010, porém, vemos que mais uma vez a Administração Municipal não cumpriu os seus compromissos”, afirma Alexandre.

Outro problema, segundo o diretor sindical, é o atraso por parte da Secretaria Municipal de Educação nos repasses para escolas e creches do município e ausência de previsão de reajuste nos valores para 2010.

“Se não forem ampliados os recursos dos repasses, muitas escolas e creches da capital não têm condições de iniciar o ano letivo em 2010”, sinaliza Alexandre
A categoria se mobiliza para ocupar a Câmara de Vereadores no próximo dia 07/12, durante a Audiência Pública que debaterá a Lei Orçamentária Anual, LOA 2010. A proposta é incluir emendas ao orçamento que permitam tanto a ampliação dos repasses às escolas como o pagamento dos retroativos aos servidores da educação.

“Enquanto sobram recursos para a contratação irregular do sistema de Gestão Acadêmica Pedagógica, fornecido pela empresa NET UNO, faltam recursos para as escolas cuiabanas”, denuncia Alexandre

Nenhum comentário: