1 de maio de 2009

Romaria dos trabalhadores: Comunidades clamam por saúde, habitação e saneamento





A problemática dos serviços de água e esgotamento sanitário no município de Cuiabá, o grito pela revitalização das lagoas do CPA, a insegurança causada pelo processo de transferência dos moradores que habitam sete bairros da região do vale do Gumitá e a destruição provocada pelo latifúndio para expandir o Agronegócio foram temas refletidos hoje na XXI Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadores em Cuiabá.

Com concentração no terminal do CPA III, na região da morada da serra, os romeiros caminharam cerca de 3 km até a paróquia Coração Imaculado de Maria no CPA IV com cantos e paradas para oração, reflexão e manifesto sobre os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, tendo entre outros enfoques a segurança pública e dignidade humana.

As comunidades presentes chamaram atenção por meio de cartazes e faixas para os problemas cotidianos enfrentados em Cuiabá. Serviços públicos como saúde, coleta de lixo, asfaltamento, água e esgotamento sanitário foram objetos de reivindicações da população que cobrou cuidados com a Dengue e elencou preocupações com a degradação ambiental e com a violência nas escolas, nas famílias, na sociedade.

No clamor da romaria lia-se apelos como “Queremos que a saúde de nosso município e de nossa cidade exista de verdade para todos”, “A Dengue mata queremos coleta de lixo”, “ o nosso bairro só tem buracos cadê o asfalto? Cadê rede de esgoto?”, “ todos temos direito a água com qualidade”.

Os movimentos sociais, entidades sindicais e trabalhistas apresentaram suas bandeiras de luta. Entre os destaques o apelo para que o governo assegure os empregos dos trabalhadores proibindo demissões e combata a crise econômica mundial com o fortalecimento da política de geração de emprego e renda.

Nenhum comentário: