4 de maio de 2009

Centro de Formação em Economia Solidária do Centro Oeste é lançado em Cuiabá

Entre os dias 28 e 30 de abril na sede do Sintep em Cuiabá agentes multiplicadores de economia solidária participaram do lançamento oficial e início das atividades do Centro de Formação em Economia Solidária- CFES da região Centro Oeste. O Centro integra as estratégias de uma política nacional de Formação em Economia Solidária, compreendida como conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.

Segundo Rosangela Góes, coordenadora do Centro de Economia Solidária da região Centro Oeste, os CFES têm como objetivos gerais promover a formação de formadores, educadores e gestores públicos que atuam com economia solidária, contribuindo para fortalecer seu potencial de inclusão social e de sustentabilidade econômica, bem como, sua dimensão emancipatória.

A proposta dos centros vem sendo construída há alguns anos em meio aos debates do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego SENAES/MTE. Além de buscar o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários por meio da ampliação de formadores, os Centros devem trabalhar o aperfeiçoamento de programas, projetos e ações de formação, qualificação social e profissional e de elevação de escolaridade de trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária.

Os CFES são também referências para o desenvolvimento e sistematização de conteúdos e metodologias para a Economia Solidária e tem entre os propósitos fornecer subsídios à construção da Política Nacional de Formação e Assistência Técnica para a Economia Solidária, a cargo do Comitê Temático de Formação e Assistência Técnica do Conselho Nacional de Economia Solidária.
Leia mais:

O que é Economia Solidária (Fonte:MTE)
A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

As Origens Recentes da Economia Solidária
As mudanças estruturais, de ordem econômica e social, ocorridas no mundo nas últimas décadas, fragilizaram o modelo tradicional de relação capitalista de trabalho.

Nenhum comentário: