28 de fevereiro de 2012

Moradores do Jd. Mossoró mostram aos vereadores de Cuiabá a precariedade do bairro


O presidente do Bairro Jd. Mossoró, Wanderley Gomes, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça-feira, 28 de fevereiro, a convite do vereador Lúdio Cabral (PT)para mostrar a situação precária em que se encontra o bairro. Buracos, esgoto a céu aberto, lixo acumulado, e até a linha de ônibus que passava pelo bairro foi suspensa há dois anos por causa dos buracos.

A realidade dos moradores já foi levada diversas vezes à Prefeitura de Cuiabá, por meio de ofícios e até uma reunião com o secretário de infra-estrutura, conseguida depois de muitas dificuldades, como conta a moradora Vanessa Andrade. "Em 2009 nós enviamos um ofício à Prefeitura e, depois de muito insistir, conseguimos uma reunião somente em 2011 com o secretário de infra-estrutura, Lécio da Silva Costa. Ele prometeu que no dia 10 de janeiro as máquinas estariam no Mossoró, mas elas não chegaram até hoje".

Wanderley reafirmou na tribuna, enquanto mostrava fotos das ruas esburacadas e cheias de barro, que os problemas já foram levados aos representantes há muitos anos, mas ninguém toma nenhuma providência. "Podem até dizer que a gente não tem nenhuma proximidade com os vereadores, mas as nossas necessidades nós já informamos várias vezes. Nós não somos obrigados a ficar adulando vereadores. Nós temos que ser atendidos!"

Ele sugeriu que os vereadores se unissem para elaborar um Projeto de Lei que beneficiasse de fato os bairros, prevendo um cronograma que obrigasse o Executivo a implantar as estruturas básicas.

"Eu já cansei de dar entrevista para TV com água batendo nas pernas", comenta o morador do bairro há 21 anos, s.r Ilair Andrade. Segundo ele, todo o dinheiro que conseguiu juntar com o trabalho realizado ao longo de seus 68 anos ele depositou na casa em que mora hoje com a esposa. Mas o investimento se vai aos poucos a cada chuva, por causa dos alagamentos. "Quando vai chover a gente nem pode sair de casa, fazer uma visita para alguém, porque a gente tem que cuidar dos móveis enquanto a casa alaga".

Bem esclarecido, sr. Ilair questiona por que o país tem dinheiro para emprestar até para outros países, e seu povo, aqui dentro, vive com tanta dificuldade. "Eu só queria realizar um sonho, de morar em um lugar com o mínimo de estrutura, como outras pessoas. Eu já vi tanta coisa nesses anos todos, investi todo o meu dinheiro para construir a minha casa e realizar esse sonho, mas agora eu não consigo nem vender para tentar morar em outro lugar, porque o lugar não tem condições nenhuma", reclama.

Lúdio ressaltou que, mesmo com a intervenção de alguns vereadores, a Prefeitura faz vistas grossas às necessidades da população. "A realidade do Mossoró é a realidade da cidade toda. A Prefeitura, mesmo aumentando a arrecadação pelo aumento de impostos como o IPTU, vira as costas para a cidadania. Por isso a necessidade do grito dos moradores na tribuna da Câmara."


Jornalista responsável: Luana Soutos

Nenhum comentário: