1 de março de 2010

Lúdio convoca empresa responsável pelas obras da ETA Tijucal para esclarecimentos na Câmara

O vereador Lúdio Cabral (PT) apresenta nesta terça-feira ( 02.03) na Câmara Municipal de Cuiabá requerimento de convocação do representante da empresa Conspavi Construção e Participação responsável pelas obras da Estação de Tratamento de Água do Tijucal. O objetivo é cobrar esclarecimentos sobre os problemas que levaram a paralisação das obras de conclusão da ETA Tijucal e apurar denúncias, veiculadas na mídia local, de atrasos no pagamento dos serviços por parte da prefeitura.

Outro elemento que deve ser apurado na sabatina é a suposta tentativa de fraude por parte poder executivo municipal que teria sugerido a simulação da inauguração da ETA do Tijucal, com a realização de uma ligação com o sistema de captação do rio Cóxipó, que já está em funcionamento com a previsão de tratamento de 500 litros por segundo. A ação de nada ampliaria o serviço e teria como objetivo apenas manipular a informação para população de que a estação de tratamento de água teria sido concluída. As denúncias publicadas na mídia local, indicam também que pessoas ligadas ao prefeito teriam tentado fazer com que a empresa abandonasse a obra para ser realizada por outra empreiteira ligada a grupos políticos.

“São muitos elementos que precisam ser esclarecidos e a convocação do representante da empresa que realizou a denúncia é a primeira ferramenta que a Câmara precisa usar para apurar responsabilidades e buscar soluções para o problema”, afirma Lúdio

A obra da ETA do Tijucal é executada pela Prefeitura Municipal de Cuiabá com recursos do Governo Federal. Desde 2006 o prefeito Wilson Santos (PSDB) anuncia a conclusão das obras, marcando inclusive, por diversas vezes, data para inauguração e entrega do serviço à população.

“São recorrentes os problemas de gerenciamento da prefeitura nas obras da ETA do Tijucal e que prolonga o sofrimento da população das regiões norte e sul de Cuiabá com a falta do serviço de abastecimento de água”, argumenta Lúdio.

Segundo o vereador o resultado da sabatina pode subsidiar requerimento de abertura de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias, apontar responsabilidades e elencar soluções para o problema.

Nenhum comentário: