9 de abril de 2010

Alerta Dengue: Em 4 meses, 3.529 notificações da doença em Cuiabá

Dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso divulgados esta semana sobre a dengue indicam que entre os dias 1/1 e 7/4 foram notificados no estado 29.916 casos da doença. Desse total, 777 são de casos graves de dengue.

O total de notificações de óbitos por dengue é de 36. Desses óbitos, 20 foram confirmados e 16 estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES/MT.

Em Cuiabá, há registro de 3.529 notificações de casos de dengue. Desses, 159 foram informados como casos graves da doença. Até 7/4, 6 óbitos foram registrados, sendo 2 confirmados para dengue e os outros 4 permanecem em investigação.

Na cidade de Várzea Grande, o registro é de 1.285 notificações de suspeitas de dengue. Dentre elas, 108 são de casos graves. Quatro óbitos já foram confirmados para dengue.

As notificações de dengue em Mato Grosso, no ano de 2009, entre 1/1 e 7/4, foram de 8.423 casos. Em 2010, as notificações neste mesmo período foram de 29.916 casos de dengue.

Medidas de prevenção

• Manter a caixa d´água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos em seu interior (lavados com escova e sabão semanalmente).

• Remova tudo que possa impedir a passagem de água pelas calhas; não deixe a água da chuva acumular sobre as lajes.

• No caso dos vasos de plantas, encha os pratinhos de areia até a borda ou então lave com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo processo em vasos de plantas aquáticas.

• Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água - como potes, latas e garrafas vazias. Coloque o lixo em sacos plásticos, feche bem e mantenha fora do alcance de animais. Mantenha as lixeiras bem fechadas.

Nenhum comentário: