Em visita ao centro de Cuiabá na manhã deste sábado (8), Lúdio Cabral (PT), candidato a prefeito pela coligação PT/PMDB, informou que pretende instalar uma base da Polícia Comunitária ou da Guarda Municipal ao lado do Beco do Candeeiro, espaço histórico da cidade que se encontra abandonado, tendo se tornado um dos locais com mais alto índice de criminalidade na capital.
Lúdio, que na última pesquisa divulgada pelo Instituto Vox Populi aparece com 20% das intenções de voto, disse que começará a recuperação do centro pelas calçadas, que serão alargadas e adaptadas para a circulação de pessoas com deficiência. O candidato também vai recuperar e ocupar as praças com atividades culturais gratuitas. “Aqui é o lugar onde a cidade nasceu, precisa ser valorizado. Vamos tornar o centro atrativo, começando pela calçada, que é o primeiro espaço público que as pessoas usam. O centro precisa estar preparado para a Copa do Mundo, mas também para os cuiabanos, isso também vai atrair mais consumidores e estimular o crescimento do comércio”, disse o candidato.
Ele informou que, quando eleito, avaliará junto com os lojistas as medidas necessárias para melhorar a estrutura dos calçadões. A medida visa empoderar as pessoas que lidam diretamente com os problemas para que atuem junto com a Prefeitura na solução dos mesmos.
Calçadões
A recuperação dos calçadões é uma das demandas dos lojistas. O empresário Paulo Araújo Júnior, que há 30 anos tem comércio no calçadão da avenida Ricardo Franco, lembra que o novo calçamento começou a ser implantado pelo ex-prefeito Wilson Santos, mas não foi concluído, indo somente até o cruzamento da rua Ricardo Franco com a rua Cândido Mariano. A falta do calçamento está espantando os comerciantes. “Vários lojistas fecharam as portas porque o calçamento antigo já está deteriorado, cheio de buracos e tem muito lixo, isso afasta os clientes. Ninguém aguenta mais”, reclama ele.
Outro problema é a poluição sonora provocada pela grande quantidade de caixas de som que fazem a propaganda das lojas.
Luciene Rodrigues, comerciante de bijuterias, reclama da falta estacionamentos, que está afastando os consumidores. “Não temos estacionamentos públicos, com conforto e segurança para que os clientes voltem a comprar conosco. O centro precisa ser totalmente revitalizado. Acredito que Lúdio será capaz de fazer todas estas mudanças”.
“Para que o centro volte a ser frequentado pelo público que hoje prefere os shoppings,é preciso mais segurança. A guarda municipal seria uma boa forma de fazer isso”, comentou Margarida Cunha, comerciante de confecções.
Banheiros
Lúdio Cabral defendeu também a instalação de banheiros públicos no centro, mesma reivindicação feita pela vendedora Magda Keiko. “Falta banheiro público, lixeiras e que haja mais ônibus dos bairros para o centro e no sentido inverso, já que os funcionários saem à noite e ainda precisam pegar coletivos lotados para ir embora”.
Praças
As praças da República e Alencastro sofrem com a falta de cuidados, assim como a maioria dos espaços públicos da cidade. Segundo frequentadores, nas praças prolifera a
prostituição, o tráfico de drogas e as brigas.
Falta manutenção nas praças. Na Praça da República, onde deveria haver grama, só há terra, o que causa poeira e sujeira, as plantas não são regadas com frequência e o piso está constantemente cheio de fezes, já que um grande número de moradores de rua utiliza o local como banheiro. É frequente a presença de pedintes e usuários de drogas.
O aposentado Carlos Airarde reclama também dos alunos de escolas próximas que, em plena luz do dia, usam a praça como ponto de encontro para consumo de bebidas alcoólicas; e das prostitutas que circulam pelo local e pelos pequenos hotéis do centro, utilizando-os como ponto de prostituição. Segundo ele, a situação piorou nos últimos 8 anos. “Se por um lado, o poder público não ajuda, por outro, o povo também não colabora. Essa praça tem quase a mesma idade de Cuiabá, tem história, não deveria estar assim abandonada. Quem vem de fora, quando chega aqui se assusta”.
“Sabe o que é uma coisa esquecida? É isso aqui”, resume o vendedor ambulante Carlos Estevão. Para ele, as praças do centro merecem mais respeito, pois estão localizadas ao lado de pontos de grande circulação de pessoas, como os Correios e a Igreja Matriz.
Segurança
A falta de segurança no centro está afastando os compradores, que estão preferindo os shoppings. “Para que o centro volte a ser frequentado por este público, é preciso mais segurança. A guarda municipal seria uma boa forma de resolver isso”, comentou Margarida Cunha, comerciante de confecções. “Quando chega cinco da tarde, vai ficando escuro e dá muito medo de circular aqui. É difícil para os funcionários de loja que moram longe”, comenta a vendedora Rafaeli Sandra Costa.
O candidato a vice, Francisco Faiad também caminhou pelo centro, e ressaltou a importância do local para a história de Cuiabá. “O povo adora o Centro Histórico. Esse lugar é muito bonito e não pode ficar assim abandonado”.
Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13
Neusa Baptista - (65) 92260944 - 8459 8639
Alline Marques - (65) 9253-5000
Crédito das Fotos: Thiago César
Nenhum comentário:
Postar um comentário