O candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral visitou a Escola Estadual de Educação Especial Livre Aprender que atende 164 alunos portadores de necessidades especiais e além de conhecer o espaço também conversou com os profissionais envolvidos na inclusão das crianças e adolescentes com deficiência.
Lúdio, acompanhado do candidato a vice-prefeito, Francisco Faiad (PMDB), reforçou a importância da criação de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) para o atendimento às crianças especiais na rede básica da saúde em Cuiabá.
O candidato defende a criação de quatro Nasf que deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais das equipes do Programa de Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das Equipes de SF no qual o Nasf está cadastrado.
Assim como prevê o Nasf, a equipe da escola é multidisciplinar e é formada por psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeuta, pedagogos, assistentes sociais, entre outros. O núcleo prevê ainda nutriocinista, professor de educação física, terapeuta ocupacional. O objetivo é fazer com que as crianças portadoras de necessidades especiais tenham acompanhamento médico especializado próximo de casa.
A ideia agradou aos mais de 100 profissionais envolvidos nas atividades rotineiras da escola que atende estudantes portadores de paralisia cerebral, autismo, déficit cognitivo e debilidade mental.
Os alunos passam o dia na escola, desenvolvendo trabalhos de escolarização,profissionalização, educação física e atividades da vida diária como vestir e calçar. A escola que pertencia a uma entidade filantrópica atualmente é mantida com recursos do governo do Estado.
Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13
Neusa Baptista - (65) 92260944 - 8459 8639
Alline Marques - (65) 9253-5000
Nenhum comentário:
Postar um comentário