O candidato a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral (coligação PT/PMDB), esteve reunido com membros do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso (Corecon-MT) e debateu assuntos ligados à economia do município, além de apresentar o plano de governo. Lúdio destacou que irá fortalecer os conselhos que irão auxiliar a administração municipal.
“Quero realizar a primeira Conferência da Cidade ainda no primeiro semestre do primeiro ano de mandato para debater os problemas do município e os conselhos terão papel fundamental neste processo”, afirmou Lúdio.
Os economistas elencaram algumas sugestões, como a elaboração de planejamento estratégico, principal instrumento para garantir uma gestão de sucesso, e que deve ser feito pelos profissionais de Economia.
Este foi o principal ponto destacado pelo conselheiro Getúlio de Paula, para quem a falta de planejamento é a responsável pelo caos no trânsito. “Cuiabá cresceu de forma desordenada e a cidade está se tornando inabitável, mas este é um problema mundial e diversas cidades no mundo já discutem esta questão. É preciso mudar a percepção das coisas e valorizar o planejamento”.
Lúdio também foi questionado sobre suas propostas para a economia do município e sobre a falta de uma política que estimule a agricultura familiar, o comércio e a indústria na capital, que, ao longo dos anos, vem perdendo espaço para outras cidades pela ausência de uma ação mais enérgica da prefeitura.
O candidato destacou que irá criar a Secretaria de Agricultura Familiar para estimular e incentivar a produção local, além da implantação de programas federais que vão ajudar também a gerar mercado para esta demanda, consequentemente gerando renda às famílias da comunidade rural. Além disso, ele destacou que serão elaborados estudos para analisar a vocação produtiva de Cuiabá.
Sobre a chegada da ferrovia em Cuiabá, Lúdio lembrou da luta do vereador Francisco Vuolo, que comanda o Fórum Pró-ferrovia, e disse que defende a chegada dos trilhos à capital e que buscará, com a ajuda do governo estadual, fazer com que este “sonho antigo da população se realize”.
Esporte
Outro tema abordado pelo conselheiro Reginaldo Amorim está relacionado às políticas de incentivo ao esporte. Ele lembrou que antes as crianças começavam a disputar eventos esportivos ainda na infância, devido o estímulo nas escolas municipais, porém, esta tradição acabou. Além disso, faltam espaços públicos na cidade para a prática esportiva.
Lúdio destaca que está em seu programa de governo ampliar o orçamento e revitalizar a Secretaria de Esporte e Lazer de Cuiabá, além de criar o Conselho Municipal de Esporte, responsável pelas diretrizes e acompanhamento da execução de uma política de Esporte para o município de Cuiabá e dotar parques e praças municipais de instalações esportivas e recreativas.
O presidente em exercício do Conselho, Aurelino Levy, disse que Lúdio superou as expectativas dos conselheiros pela clareza nas propostas e por contemplar vários temas. “Ele já veio com um plano de governo organizado, com pé no chão e que tem condições de ser executado. Parabéns ao PT, ao PMDB e à equipe do Lúdio que preparou este plano”, afirmou.
Já Adão Barbosa, presidente afastado do Corecon-MT, considerou o encontro positivo, pois Lúdio foi franco em suas colocações. “Ele possui propostas excelentes, principalmente por querer discutir os problemas da cidade com a sociedade, que é realmente quem vive e sustenta a prefeitura”, defendeu.
Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13
Neusa Baptista - (65) 92260944 - 8459 8639
Alline Marques - (65) 9253-5000
Crédito das Fotos: Thiago César
Nenhum comentário:
Postar um comentário