26 de setembro de 2012

Debate: Lúdio diz que rua é termômetro e critica adversários por conflito com governos




Depois de participar de um debate entre os candidatos na manhã desta quarta-feira (26) na Rádio Mix FM, o candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) enfatizou que não pauta sua campanha pelas pesquisas de intenção de voto, mas pela divulgação das propostas e mobilização da sociedade.

Para ele, mais do que nas pesquisas, o crescimento de sua candidatura pode ser percebido nas ruas, onde tem sido acolhido de forma positiva pela população. “Isso reflete nos números de pesquisa, mas nós nos pautaremos na campanha e não nas pesquisas. A nossa preocupação ao longo destes 90 dias de campanha e agora nos últimos dias é continuar dialogando e respeitando as pessoas, nos orientar pela percepção das pessoas nas ruas e alcançar o melhor resultado possível. Que resultado será este é a população que vai dizer”.


Lúdio avaliou que o comportamento dos candidatos que criticam o governador Silval Barbosa (PMDB), um de seus principais apoiadores, reproduzem o conflito que terão com o governo do Estado e o governo federal. “Esta é uma demonstração clara da forma como pretendem governar a cidade, em conflito. Cuiabá não merece isso, Cuiabá merece diálogo, respeito.
Temos que nos concentrar em debater os problemas da cidade e propor soluções. O fato de eu ter o apoio do governador e da presidenta Dilma é honroso para nós, enaltecemos estes apoios. Os outros candidatos deveriam mostrar suas qualidades em vez de ficar atacando as qualidades dos outros”.

O candidato classificou como “lamentável” e um desrespeito com a população os panfletos apócrifos que estão sendo distribuídos pela cidade com críticas à sua candidatura. “A população merece uma campanha limpa, um debate propositivo e esse tipo de ação demonstra covardia, desespero, despreparo e desqualifica a política. Ou autor está escondido por isso chamo isso de comportamento covarde”, salientou.

Ele também negou as acusações de que teria cooptado apoios que antes estavam fechados com o candidato Carlos Brito (PSD). “Não houve cooptação,  todos os apoios que recebemos são espontâneos e contribuíram para o nosso crescimento”.

Debate

Durante o debate, Lúdio defendeu  a reestruturação da dívida do município, que chega a R$ 600 milhões e se comprometeu a abrir diálogo com governo federal para isso.

Ele salientou que apenas 10% do orçamento municipal é destinado a novos investimentos e que pretende incrementar este percentual por meio do aumento da arrecadação. Um dos caminhos será a redução da inadimplência com o IPTU, que hoje chega a 60%. O candidato acredita que, ao fomentar a participação popular em seu governo e prestar serviços de qualidade, haverá um movimento da própria população para cumprir com o pagamento do imposto.

Outra forma de aumentar a arrecadação municipal será a regularização fundiária, com a qual será incluído no processo produtivo o percentual de 40% da população, que hoje está excluída. Lúdio também se comprometeu a trazer para Cuiabá recursos de programas federais para complementar o orçamento municipal.

Educação

Lúdio Cabral voltou a defender a expansão das vagas na Educação Infantil, já que em Cuiabá há mais de 20 mil crianças 0 a 5 anos sem acesso a creches e escolas.  Ele informou que vai aumentar de 48 para 100 o número de creches, criando 10 mil novas vagas, e inaugurar 40 centros de formação infantil, o que significará incremento de 8 mil vagas para este público.

Se eleito, também investirá na melhoria da infraestrutura das escolas e ampliar o programa federal Mais Educação, pelo qual serão oferecidas atividades de lazer, arte e cultura nas escolas, além de incrementar o quadro de profissionais e valorizar os professores de educação física.

Saneamento

Lúdio Cabral voltou a frisar sua decisão de auditar o processo de concessão dos serviços de água e esgoto feito pelo prefeito Chico Galindo (PTB), que teve como vencedora do processo a empresa paulista CAB Ambiental, assim como a movimentação financeira feita pela empresa no período em que deteve a concessão. E que se baseará no próprio contrato e na lei federal das concessões. “Temos um compromisso claro em reassumir estes serviços. Há recursos públicos que por causa da concessão não podem ser acessados, os serviços pioraram e a população quer que a Prefeitura reassuma. Queremos uma nova Sanecap, que não seja refém do aparelhamento partidário e nem cabide de emprego e que valorize os servidores”.

Saúde

O candidato voltou a defender a melhoria da atenção primária à saúde e informou que vai dobrar os recursos para a área, que hoje são de R$ 19 milhões/ano, trazendo para Cuiabá recursos de programas federais da área.

Lúdio também defendeu a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, destacando ser o modal economicamente mais vantajoso, ecologicamente correto e que trará mais conforto à população. “O VLT nos permitirá produzir uma revolução no sistema de transporte em Cuiabá”, disse ele, citando como exemplo a redução do tráfego de ônibus na Avenida Fernando Corrêa nos horários de pico, quando chegam a ser feitas 180 viagens/hora. E salientou a redução nos custos apontada em estudos feitos pela Secopa.

Por final, Lúdio ressaltou a responsabilidade que sente neste momento.  “Vamos assegurar um governo que construa num ritmo acelerado as mudanças que a cidade precisa, com a consciência de que a tarefa de governar é coletiva”.

Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13

Neusa Baptista - (65) 92260944 - 8459 8639
Alline Marques - (65) 9253-5000

Crédito das Fotos: Paula Souza/Flávio André de Souza

Nenhum comentário: