27 de agosto de 2012

“Vamos retomar a gestão do transporte público em Cuiabá”, diz Lúdio



Junto a estudantes da UFMT, candidato assinou termo de compromisso pela manutenção e ampliação do passe livre

Em reunião com estudantes da UFMT, nesta segunda (27), o candidato petista à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral, criticou a forma como a Prefeitura administra o sistema de transporte público. “Hoje, as decisões sobre o transporte atendem aos interesses das empresas de ônibus; a Prefeitura não tem controle sobre nada, inclusive a gratuidade”.

Lúdio  informou que, se eleito, vai criar uma agência municipal para gestão do transporte, a Empresa Pública de Trânsito e Circulação. Esta será a fórmula utilizada pelo petista para garantir que o poder público retome a gestão do transporte na capital. “A Prefeitura vai ter controle sobre o sistema e com isso poderá discutir as tarifas”, explicou.

Aproximadamente 9.700 estudantes da UFMT utilizam o passe livre. Eles pedem mudanças em itens como a delimitação de horário de uso, que é restrito ao período de aula. “Existe um discurso de que o passe livre onera o orçamento da Prefeitura, mas isso não é verdade. Metade do custo deste benefício já é pago pela tarifa e a outra pelo orçamento municipal. As restrições ao passe livre têm o único propósito de evitar que o estudante o use”, observou Lúdio.

Segundo o coordenador regional do DCE-UFMT, Murilo Alberto Canhoto Beltramin, o DCE-UFMT, no último dia 25 de abril a entidade protocolou na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte um ofício pedindo o fim da restrição de horário de uso do benefício, mas até o momento não obteve resposta.

Lúdio também salientou que a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) exigirá um reordenamento do transporte coletivo na cidade, e que pretende assegurar a manutenção do passe livre no modal.

Termo de compromisso

Lúdio assinou junto aos estudantes um termo de compromisso para manutenção do passe livre e para a construção de creches municipais no entorno da UFMT.

Ele explicou que pretende aumentar de 48 para 100 o número de creches em Cuiabá, o que atenderá à expectativa dos estudantes universitários, cujos filhos fazem parte do público de 20 mil crianças que estão sem creche em Cuiabá. “Isso é um compromisso construído na luta, não é apenas discurso”, disse o candidato, cujo mandato como vereador foi marcado pelas lutas em favor do passe livre.

 “Esta é uma pauta da reitoria também. Muitos alunos têm filhos e estamos buscando um compromisso do candidato em encampar esta demanda”, comentou Murilo Alberto.

Segurança

Os estudantes também pedem melhorias na iluminação no entorno da UFMT para promover mais segurança e a construção de equipamentos públicos de lazer para a região Leste, onde se concentra a maior parte da população jovem da cidade.
Lúdio Cabral explicou que seu programa de governo prevê a revitalização dos espaços públicos, melhorando a iluminação e a limpeza e dificultando a prática de violência nestes locais.

Ele também comentou sobre sua proposta de abrir a administração pública para o ingresso dos estudantes e profissionais formados pela UFMT, em especial na área de saúde, com os concursos públicos anuais e a criação de programa de residência médica.
No próximo dia 14, o DCE-UFMT promoverá um debate entre os candidatos a prefeito. Participaram da reunião os estudantes Weyber Ferreira de Souza, Fabrício Paz e os candidatos a vereador pelo PT, Robinson Ciréia, Gilda Barradas e Luzinéia Bispo Cunha.

Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13
Neusa Baptista - (65) 92260944 - 8459 8639
Alline Marques - (65) 9253-5000
Crédito das Fotos: Thiago César

Nenhum comentário: