O presidente da Cooperativa Mista dos Motofretistas e Motociclistas de Mato Grosso (Coopermotos), Josino de Morais, anunciou nesta segunda (20) o apoio de entidade à candidatura do petista Lúdio Cabral à Prefeitura de Cuiabá.
O segmento, que reúne prestadores de serviços no ramo de transportes de pequenas cargas e encomendas, aposta no apoio do petista para regulamentar a profissão em Cuiabá.
Eles cobram da Prefeitura Municipal a regulamentação em Cuiabá da Resolução 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece requisitos básicos para a segurança dos motofretistas. Sancionada em julho de 2009 pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva, a normativa começou a ser exigida à partir de agosto deste ano.
Com a publicação da lei, os profissionais passaram a ter que cumprir uma série de exigências de segurança e a se capacitarem para estarem autorizados a exercer a profissão. Desde então, os profissionais estão sendo penalizados, pois é necessária uma lei municipal que referende a lei federal para que eles possam retirar o alvará para atuarem.
Segundo Morais, o que mais pesou na decisão pelo apoio ao petista foi seu histórico de luta em prol das bandeiras dos trabalhadores. “Hoje, vivemos uma situação em que o motofretista está formalizado e, ao mesmo tempo, não está, o que gera muita insegurança na categoria. Esperamos que Lúdio aja para que essa lei seja regulamentada”, frisou.
A Coopermotos é uma das entidades que integram um grupo de sindicatos e lideranças comunitárias denominado informalmente de “Senadão”, ligado ao ex-secretário-extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, que definiram nesta segunda (20) pelo apoio à coligação “Cuiabá, Mato Grosso, Brasil”, de Lúdio Cabral e Francisco Anis Faiad.
Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13
Jornalista Neusa Baptista - (65) 92260944
Crédito das Fotos: Thiago César
Nenhum comentário:
Postar um comentário