Representando a coligação “Cuiabá, Mato Grosso, Brasil”, o candidato a vice-prefeito, Francisco Faiad (PMDB), firmou nesta sexta-feira (31) o compromisso de construir uma nova sede do Terminal Atacadista de Cuiabá (TAC), atendendo a uma das reivindicações do setor hortifrutigranjeiro. A categoria reivindica um novo espaço para desenvolver suas atividades desde que a atual área localizada no bairro Verdão foi cedida para a construção de um estacionamento que será útil no período da Copa do Mundo e ampliação da Policlínica do bairro.
Ressaltando a importância do setor hortifrutigranjeiro que abastece frutas e verduras de supermercados e feiras livres de Cuiabá, Faiad afirmou que o compromisso será cumprido à frente da gestão municipal. “São famílias que sobrevivem trabalhando de forma honesta e nossa gestão a frente da Prefeitura de Cuiabá vai auxiliá-los com uma área acessível e digna para trabalho. É um setor muito importante também para a economia cuiabana e é nosso interesse garantir essas vendas de frutas e verduras que já virou tradição”.
Nas últimas gestões, a Prefeitura de Cuiabá se comprometeu em adquirir uma área de 25 hectares e elaborar o projeto executivo para a construção do Terminal Atacadista de Cuiabá, o que não ocorreu até o momento. Porém, conforme o presidente da categoria, Luciano Souza José, nada foi cumprido. “É uma promessa que não saiu do papel”, lamenta.
O TAC é o principal centro de distribuição do setor hortifrutigranjeiro, onde atuam mais de 200 empresas que geram 1, 2 mil empregos diretos. Embora esteja instalado no bairro Verdão desde 1994, funciona em caráter provisório.
Ao todo, são 8 propostas encaminhadas pelo setor de hortifrutigranjeiros que são:
· - Um compromisso de apoio no processo de transferência do atual Terminal Atacadista de Cuiabá· - Dar andamento na proposta firmada pela Prefeitura de Cuiabá com a Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá (Apetac); participação dos permissionários em todas as fases do processo de transferência (escolha da área, planejamento, projeto executivo, construção e gestão de novo Terminal)
· - A administração do novo equipamento em parceria com a atual Associação dos Permissionários do Terminal Atacadista de Cuiabá.
· - Se comprometer em ter como referência de cobrança de permissão de uso de solo a taxa atual cobrada por metro quadrado, que corresponde a R$ 3.
· - Trabalhar junto ao governo estadual no fortalecimento da produção hortifrutigranjeiro regional e a construção das ações do setor no futuro Terminal. É de responsabilidade do Estado a construção de órgãos, Empaer, Polícia Militar, Indeia, etc.
· - Que a futura administração municipal atue para que todos os comerciantes deste setor na grande Cuiabá operem dentro do futuro terminal através da não autorização para abertura das empresas em outros locais.
· - Criar novo espaço para atender os permissionários varejistas que não tenha perfil para atuar no futuro terminal
· - Fica estabelecido entre as partes o compromisso que a transferência do Terminal só será efetivada após a obra concluída e aprovada pelos órgãos competentes.
Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13
Neusa Baptista - (65) 92260944 - 8459 8639
Alline Marques - (65) 9253-5000
Crédito das Fotos: Thiago César
Nenhum comentário:
Postar um comentário