O candidato a prefeito pela coligação “Cuiabá, Mato Grosso, Brasil”, Lúdio Cabral, apresentou nesta segunda (20) seu programa de governo à direção da Sociedade Pestalozzi de Cuiabá, instituição filantrópica que atende a 241 crianças e jovens, a maioria deles com deficiência cognitiva e motora.
A instituição oferece escolarização em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), oficinas de artes plásticas, música, cozinha experimental, artes cênicas e atendimento em saúde nas áreas de odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia. Os 15 professores são contratados por meio de convênios com as secretarias municipal e estadual de Educação. Os recursos para manutenção das atividades são captados por projetos e doações.
A diretora da instituição, Eila Nogueira, solicitou ao candidato que, se eleito, amplie a cobertura de transporte do projeto Buscar, da Prefeitura Municipal, que hoje atende 8 alunos cadeirantes. Outra demanda é a contratação de vigias e a ampliação do quadro de profissionais da área de saúde e assistência social. De acordo com ela, a expectativa da instituição é firmar parceria com a prefeitura para receber recursos fixos para a manutenção. “Se tivermos uma receita fixa, poderemos ampliar muito nossos serviços”, disse ela.
Lúdio Cabral explicou que pretende estabelecer e ampliar as parcerias e convênios da Prefeitura Municipal com instituições que atendam às pessoas com deficiência. E melhorar o acesso deste público ao transporte especial, além de fazer as adaptações necessárias em calçadas e acessos a prédios públicos para garantir a livre circulação de pessoas com deficiências motoras.
O programa de governo do petista prevê ainda o fortalecimento do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e o cumprimento das leis de cotas nos programas de geração e complementação de renda e concursos públicos.
O petista também vai implantar projetos e programas de proteção especial a pessoas com deficiência, tais como residências, abrigos e atendimento domiciliar em saúde e assistência social, envolvendo as equipes de saúde da família. E garantir que estas pessoas tenham acesso a órteses, próteses, bolsas coletoras e outros instrumentos que contribuam para sua autonomia.
Outra demanda apresentada pela instituição foi quanto à inclusão dos jovens com deficiência no sistema regular de ensino, item que já consta entre as propostas de Lúdio Cabral. Ele pretende garantir a inclusão destes alunos na rede municipal de ensino, de acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. E garantir acessibilidade ao transporte coletivo.
Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13
Crédito das Fotos: Thiago César
Nenhum comentário:
Postar um comentário