O postulante petista à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral (coligação PT/PMDB), esteve no Instituto Lions de Visão, unidade conveniada à Prefeitura Municipal em funcionamento há 10 anos, que atende exclusivamente a pacientes do SUS. Ele também visitou a obra do novo hospital oftalmológico do Instituto Lions, que deve ser inaugurado em dezembro ao lado do Hospital do Câncer, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.
De acordo com o presidente do Instituto, Whady Lacerda, a instituição passa por dificuldades financeiras porque a Prefeitura tem atrasado os repasses de recursos do Ministério da Saúde e está devendo os meses de junho, julho e agosto. Além disso, capacidade instalada do hospital está sendo subutilizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Em relação às cirurgias, por exemplo, o Lions tem capacidade para realizar até 700 procedimentos por mês, mas não chega a fazer 200.
Com 13 médicos, o Instituto Lions atende cerca de 2 mil pessoas por mês com consultas, cirurgias e doação de colírios e se mantém com os repasses do SUS e com doações do Lions Internacional.
Médico da rede municipal de saúde, Lúdio Cabral se comprometeu a, se eleito, garantir e ampliar os repasses à unidade para aumentar o número de atendimentos oferecidos. Uma das propostas do petista é firmar parceria com o Lions para oferecer atendimento oftalmológico nas policlínicas.
Lúdio elogiou os serviços prestados pela instituição. “Posso dar o testemunho de que o atendimento oferecido aqui é de qualidade, de respeito. Mas a necessidade da cidade é bem maior, há filas enormes para cirurgia oftalmológica no SUS, por isso precisamos potencializar a capacidade de atendimento desta unidade”, disse.
O novo hospital passará a realizar em média 5 mil atendimentos e 1.500 cirurgias por mês, além de oferecer tratamentos para doenças como a retinopatia diabética. Também será firmado convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para oferecer residência médica e desenvolver pesquisas sobre doenças tropicais da visão.
A visita foi acompanhada pelo candidato a vereador Marco Aurélio Silva Ribeiro (PMDB), que também é médico, e pela candidata a vereadora Cleofa Marlisa Flach (PT).
Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13
Jornalista Neusa Baptista - (65) 92260944
Crédito das Fotos: Thiago César
Nenhum comentário:
Postar um comentário