10 de agosto de 2012

Lúdio Cabral vai reativar as UPCs



Reunido nesta quinta (9) com ex-professores da Universidade Popular Comunitária (UPC), o candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) comprometeu-se a reestabelecer o formato original da Universidade Popular Comunitária (UPC), criada em 2002 com a proposta de oferecer ensino da alfabetização à pós-graduação de uma forma diferenciada, baseada na necessidade da comunidade onde se localiza. O projeto original foi abandonado pela Prefeitura em 2006 e as unidades hoje só oferecem o Ensino Fundamental tradicional.

A reativação da UPC está entre as propostas de Lúdio para a reestruturação da rede municipal de educação. 

A UPC oferece aulas nos três turnos, com um currículo elaborado à partir do diagnóstico da comunidade e do perfil das matrículas. A ideia original surgiu do diálogo entre o então secretário de Educação do Município, Carlos Maldonado, e os professores da Microrregional Hebert de Souza; seu projeto foi construído na interação entre a Secretaria Municipal de Educação e a associações de moradores e escolas.
As aulas eram oferecidas em mesas de aprendizagem (espaço de organização de aprendizagem), oficina (organizado à partir das habilidades e competências dos artistas da comunidade), laboratórios de intervenção (onde se organiza a intervenção da comunidade) e saberências (lugares de reflexão e organização da prática educativa), que podem ser organizados livremente.

Em Cuiabá, há unidades da UPC nos bairros Pedregal, Osmar Cabral, Dom Aquino, CPA e Industriário. Dos 1.700 alunos, a maioria adultos maiores de 25 anos, apenas um terço conseguiu alcançar o ensino superior. A outra parte cursou apenas até o Ensino Médio, época em que as aulas foram suspensas e professores transferidos.

“Não era uma aula, a gente aprendia junto”, resume Rosângela Carneiro Góes, uma das educadoras.



Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)
Lúdio Cabral 13
Jornalista Neusa Baptista - (65) 92260944

Nenhum comentário: