12 de setembro de 2014

"2015 será o ano da saúde em Mato Grosso", afirma Lúdio


O médico da rede pública e candidato a governador Lúdio Cabral (PT) afirma que 2015 será o ano da saúde em Mato Grosso. Por isso, ele planeja como um dos primeiros atos no comando do governo convocar representantes dos poderes constituídos para rediscutir os repasses financeiros e gerar economia de R$ 300 milhões para viabilizar a revitalização de 55 hospitais municipais, o que propiciará uma revolução no sistema.
"Esse debate sobre a saúde é uma discussão que queremos abrir já no primeiro dia de mandato. Por isso, vamos chamar os poderes constituídos, como Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e todos os demais poderes para fazer um pacto por Mato Grosso", afirmou Lúdio.
A afirmação foi feita nessa sexta-feira (12), durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Record Canal 10. Segundo Lúdio, essa discussão com os poderes poderá ser feita porque a legislação atual prevê que o excedente de arrecadação deverá ser repassada aos poderes constituídos.
A saúde é uma das prioridades do Programa de Metas de Lúdio para Mato Grosso. Por isso, ele planeja aportar emergencialmente recursos para dar capacidade aos municípios que hoje têm 1.250 leitos nesses 55 hospitais sendo subutilizados por conta da dificuldade financeira de realizar procedimentos de baixa complexidade.
Além da revitalização dos hospitais municipais, o candidato prevê a construção de hospitais regionais em Tangará da Serra e Barra do Garças, além do fortalecimento daqueles que já existem, como, por exemplo, em Sinop e Cáceres. Também criará o programa “Mais Médicos Especialistas” para levar diversos serviços na área de saúde ao interior.
Além da saúde, no Programa de Metas Lúdio prioriza a infraestrutura e logística com a expansão da malha rodoviária, inclusive prevendo a conclusão do MT Integrado até o final de 2015 para ligar todos os municípios por asfalto. Também construirá um programa ousado baseado em dois eixos estruturantes no sentido Sul-Norte, um eixo à Leste da BR 163, tendo a MT-130 como referência para cidades como Rondonópolis, Primavera do Leste, Paranatinga, distrito de Santiago do Norte, entre outros, contornando o Parque Nacional do Xingu próximo a Feliz Natal, União do Sul, Marcelândia, encontrando a MT-322, antiga BR-080 no distrito de União do Norte, a MT-140 ligando Boa Esperança do Norte à Santa Rita do Trivelato, Planalto da Serra, Nova Brasilândia e a Campo Verde.
Uma parte já está no MT Integrado e outra parte consta no Programa de Metas, sendo à Oeste a MT-160 em São José do Rio Claro, Nova Maringá, Brianorte, Juara e Nova Monte Verde, encontrando a MT-208, que já está sendo pavimentada. 
Além disso, Lúdio planeja o fortalecimento da malha Aeroviária em Mato Grosso por meio da ampliação de 13 aeroportos regionais com capacidade de receber jatos de médio e grande porte para que seja fortalecida a aviação regional no Estado, garantindo impulso no desenvolvimento da economia, tanto na agricultura de larga escala e familiar, quanto no turismo e na industrialização do nosso Estado.

No Programa de Metas, Lúdio também prioriza as políticas ambientais, valorização dos servidores públicos e dá atenção especial às políticas sociais.

Mais informações no site www.ludio.com.br
--
Assessoria de Imprensa Lúdio Cabral
Téo Meneses (65) 9604-2953
Nayara Araújo (65) 9625-7250
Danielle Bertolini (65) 9667-4913

Fotos: Flávio André | Ricardo Albertini

Nenhum comentário: