Da assessoria
O candidato a prefeito pela coligação “Cuiabá, Mato Grosso, Brasil” (PT/PMDB), Lúdio Cabral, visitou o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) nesta segunda (23), onde dialogou com profissionais da saúde sobre as propostas de seu governo para a área.O candidato se reuniu com o superintendente do hospital, Elias Nogueira, e visitou as alas da unidade.
Médico sanitarista e servidor público municipal há 16 anos, o petista propõe a reestruturação, ampliação e melhoria do Sistema de Municipal de Saúde, tendo como um dos focos principais a valorização dos trabalhadores.
Para isso, seu Programa de Governo prevê concursos públicos anuais na saúde e melhorias nos planos de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores da saúde, assegurando o cumprimento de direitos já adquiridos por várias categorias na legislação e atualmente desrespeitados pela prefeitura. Lúdio também propõe uma política de recomposição e reajustes da remuneração vinculados à crescente arrecadação municipal.
Lúdio Cabral também quer qualificar a atenção primária à saúde, que hoje é prestada por 63 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e 21 centros de saúde. Além de ampliar para 120 o número de unidades do PSF em Cuiabá, alcançando uma cobertura de 80% da população, seu programa de governo propõe a inserção de profissionais como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, professores de educação física e assistentes sociais na rede básica de saúde por meio da implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Lúdio também propõe fazer do SUS municipal um “Sistema de Saúde Escola” como campo de estágio aberto aos cursos de graduação e pós-graduação em saúde da Universidade Federal de Mato Grosso. “É importante que os estudantes de todos os cursos da saúde sejam inseridos precocemente no SUS municipal para conhecer o funcionamento destas unidades e ter a vivência do atendimento direto à população”, enfatizou o candidato. Para melhorar o atendimento e a capacitação profissional, Lúdio também pretende criar no SUS municipal Programas de Residência Multiprofissional em Saúde para reduzir o déficit de profissionais em algumas especialidades, a exemplo da pediatria.
Ele também pretende ampliar a contratualização entre a Prefeitura Municipal e o Hospital Universitário Júlio Muller e um melhor direcionamento dos recursos do Fundo Municipal de Saúde. “O hospital universitário tem capacidade instalada, especialmente corpo clínico, para oferecer mais serviços ao município e esse potencial hoje é subutilizado pela prefeitura”, disse ele.
Lúdio defende ainda a manutenção da atual unidade do HUJM em funcionamento, como uma unidade hospitalar de referência para a atenção materno-infantil, após a inauguração da nova unidade do hospital que está em construção no novo campus da saúde da UFMT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário