19 de julho de 2012

Lúdio Cabral visita unidades e se compromete a otimizar capacidade do sistema

Da assessoria

O candidato a prefeito pela chapa “Cuiabá, Mato Grosso, Brasil”, Lúdio Cabral (PT) visitou na manhã desta quinta (19) duas unidades de saúde para ouvir profissionais e observar de perto a estrutura oferecida.
 
O candidato esteve no Hospital Militar, na região central de Cuiabá, local cuja capacidade de atendimento está subutilizada pelo sistema público municipal de saúde. O hospital, que atende a militares da PM e do Corpo de Bombeiros e seus familiares, possui convênio com o SUS, pelo qual disponibiliza 40 leitos (20 masculinos e 20 femininos), os quais permanecem ociosos a maior parte do ano, pois não estão sendo utilizados a contento pela Prefeitura Municipal para desafogar o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC).


Fundado há 20 anos, o hospital é credenciado junto ao SUS desde 2007 e possui estrutura para atender a procedimentos de pequena e média complexidade. Oferece consultas e exames laboratoriais em clínica geral, ginecologia, cardiologia, pediatria, além de laboratório, 3 salas de cirurgia e 2 de enfermagem, 5 apartamentos.

O local conta ainda com aparelho de raio-X, ultrassom, fisioterapia e espaço para recuperação de cirurgia ortopédica, além de um espaço de medicina oriental. Durante a última interdição do PSMC, o Hospital Militar chegou a atender a pacientes daquela unidade durante seis meses.

“Aqui temos capacidade instalada e possibilidade de aumento na quantidade de atendimentos dos casos mais simples, é possível potencializar esta unidade para oferecer um serviço melhor à população, basta ter vontade política”, disse Lúdio Cabral, que é médico do serviço público há 16 anos.

Segundo o administrador judicial do hospital, coronel PM Victor Hugo Metello de Siqueira, o hospital utiliza apenas 20% de sua capacidade. O centro cirúrgico, por exemplo, só é utilizado duas vezes por semana.  Segundo ele, a unidade tem disponibilidade para realizar procedimentos simples como a vasectomia,  para a qual o repasse feito pelo SUS é considerado baixo e que, por isso, é rejeitada pelos demais hospitais. “Há pessoas que esperam até quatro anos por uma cirurgia pelo PSMC enquanto aqui há leitos vazios”, pontuou.

A diretoria da unidade repassará a Lúdio Cabral um relatório com os atendimentos dos últimos dois anos. Entre as demandas está a contratualização da unidade,o que a credenciará a realizar estas cirurgias. A visita foi acompanhada pelo candidato a vereador Oscemário Daltro.

PSF

O Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores municipais de saúde é outra preocupação do candidato. Ele visitou a unidade do bairro Areão, onde coletou as demandas dos profissionais.

Entre as ações que já constam no programa de governo estão a criação dos Conselhos Comunitários nos PSFs e a liberação para que estas unidades possam fazer a regulação dos serviços, o que dará mais agilidade ao atendimento.


Lúdio Cabral também prometeu criar mecanismos para que o adicional recebido pelos profissionais que atuam no PSFs, equivalente a 40 horas semanais, seja incorporado gradativamente ao salário básico e, consequentemente, à aposentadoria.

O candidato já tem reunião agendada com estes trabalhadores para o próximo dia 1º de agosto.

Nenhum comentário: