Consciência e participação popular nos processos políticos são a melhor maneira para qualificar o trabalho dos vereadores e garantir a representação efetiva da sociedade na Câmara. É o que defende o vereador Lúdio Cabral (PT), único voto contrário à alteração na Lei Orgânica do Município que aumentou o número de vereadores em Cuiabá, de 19 para 25 cadeiras, aprovada na sessão desta terça-feira, 13 de setembro.
Para Lúdio, o aumento do número de vereadores não significa que há, de fato, representatividade dos vários setores sociais. "O que pode melhorar a qualidade do trabalho da Câmara é haver compromisso verdadeiro dos parlamentares com o interesse público e participação da população, acompanhando o trabalho de seus representantes, inclusive com mais consciência na hora de votar".
Com a aprovação, o número de parlamentares da Casa vai passar de 19 para 25 já nas eleições de 2012. Neste caso, o município de Cuiabá terá mais representantes eleitos do que deputados estaduais em todo o estado de Mato Grosso. Para Lúdio, isso é um exagero. "Com um trabalho bem feito, 19 vereadores são o suficiente para representar os diversos segmentos sociais da capital, mas a população precisa estar atenta e participar de todo o processo político".
O aumento foi baseado na emenda constitucional federal 58/2008, que aponta um limite máximo de parlamentares municipais proporcional ao número de habitantes. Cuiabá tem hoje cerca de 550 mil habitantes e poderia ter um número máximo de 25 vereadores. Para Lúdio, mesmo com a emenda constitucional, Cuiabá deveria manter o número de 19 vereadores. "A constituição federal fala em número máximo, não em número exato, portanto, poderíamos continuar com 19 vereadores em Cuiabá".
Assessoria de Imprensa
Luana SoutosJornalista DRT 1676/MT
(65) 9218-3297
Nenhum comentário:
Postar um comentário