Hoje (12) além de comemorar o dia dos namorados também é o dia da conscientização da cardiopatia congênita. A data é lembrada pelo terceiro ano consecutivo em Cuiabá. A bandeira foi levantada pela Associação de Assistência à Criança Cardiopata - Pequenos Corações em 2010.
Vários municípios e estados já incluíram nos seus calendários a data comemorativa. Várias ações serão realizadas por todo país, na capital cuiabana uma audiência pública sobre cardiopatia congênita e homenagem aos médicos que atuam na área, ETA marcada na sexta-feira (15) às 9 horas no Plenário da Câmara.
Ano passado, a ênfase estava no diagnóstico precoce e continuam batendo nessa tecla, mas em 2012 há também o destaque para mais uma vitória da entidade: o “Teste do Coraçãozinho” ou a oximetria de pulso, como ferramenta de triagem neonatal para as cardiopatias congênitas críticas. O teste já é lei em vários municípios brasileiros, no estado do Mato Grosso do Sul é lei, além de outros estados estarem com projetos.
Assim como já existem os testes do pezinho (para detectar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê) e o da orelhinha (pode detectar se o bebê tem alguma perda auditiva), a ideia de se ter um teste que pudesse rastrear o problema, nasceu em reuniões com equipes médicas e Diretoria da AACC Pequenos Corações. O projeto ganhou o respaldo e o apoio também da Sociedade Brasileira de Pediatria. Em Cuiabá o projeto foi encaminhado pelo vereador Lúdio Cabral (PT) a pedido da Associação e espera a sanção do prefeito Chico Galindo.
Da Redação com Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário