Grupos petistas de apoio à candidatura do vereador Lúdio Cabral para prefeito de Cuiabá se reuniram na noite desta quinta-feira, 16 de fevereiro, para iniciar a discussão sobre o programa de governo que será apresentado ao partido e à cidade. No encontro foi definida a metodologia e a agenda para elaboração do programa, que será sistematizado com foco em cinco grandes áreas temáticas: Governo, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Humano, Saúde e Educação
Cada uma dessas áreas terá um articulador e um coletivo especialmente organizado para debater de forma participativa as necessidades da população cuiabana e, assim, elaborar a proposta. A participação nos grupos é aberta a todos os interessados, independente de filiação partidária. "A idéia é que o nosso governo seja pautado pela participação das pessoas, pela lógica do planejamento e com base no interesse público, para acabar com a corrupção de prioridades determinada por administrações subordinadas ao interesse privado e ao poder do dinheiro", afirma Lúdio.
Ele explica que os grupos decidiram iniciar as discussões agora para mobilizar a luta interna no partido, e assim motivar as forças políticas da legenda para que se incorporem ao processo, à medida em que fiquem claros o conteúdo programático a ser defendido para a administração da cidade e a necessidade da candidatura própria do PT.
O responsável pela coordenação geral do programa e gestor público, Alexandre Cândido de Oliveira, ressalta que esta é uma grande oportunidade para analisar as políticas públicas praticadas atualmente no município e pensar coletivamente soluções para os problemas da cidade. "Eu destaco dois pontos importantes nesse processo: o primeiro é que nós temos uma equipe bastante preparada para esse debate, são pessoas com formação e experiência nas áreas coordenadas; a segunda coisa é que essa é uma excelente chance de elaborar uma agenda a partir das discussões sobre o que nós queremos para Cuiabá. É isso que precisamos hoje, uma política pautada pelo programa que a gente quer para a cidade, não o pragmatismo eleitoral".
A fisioterapeuta Maria Angela Conceição Martins, que articulará a área temática da Saúde, afirma que, antes de tudo, o governo precisa deixar claro que carrega a bandeira da saúde como serviço essencialmente público, pois o setor sofre uma série de ataques hoje, por conta das privatizações. "Nós queremos pensar numa proposta que contemple os usuários da saúde pública e os trabalhadores da saúde pública, que são a base do serviço. O sistema hoje precisa de investimento em todos os níveis, e por isso nós precisamos definir uma estratégia coletiva de ação, para que as necessidades de todos possam ser incluídas na proposta".
No próximo sábado, dia 25, será realizada uma oficina de trabalho de todo o coletivo responsável pelo programa, para definir a metodologia de cinco seminários temáticos, um para cada grande área, abertos a todos os filiados petistas, a militantes de movimentos sociais e à população para a elaboração das diretrizes e prioridades do programa de governo. Os seminários temáticos serão nos meses de março e abril.
Perfil da coordenação do programa
Alexandre Cândido de Oliveira, articulador da área temática Governo: é mestre em Educação, gestor público municipal, e foi vice-presidente do Sintep-Cuiabá.
Maria Angela Conceição, articuladora da área temática Saúde: é fisioterapeuta, servidora pública, mestre em Saúde Pública pela UFMT, vice presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milita em defesa do SUS, e foi vice-pesidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cuiabá.
Robinson Ciréia, articulador da área temática Educação: professor da rede pública de ensino, diretor da CUT e do Partido dos Trabalhadores em Cuiabá.
José Afonso Portocarrero, articulador da área temática Desenvolvimento Urbano: é professor da UFMT e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP.
Janaína Loeffler de Almeida, articuladora da área temática Desenvolvimento Humano: Mestre em Serviço Social, professora da UFMT, especialista em Políticas Públicas, foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social.
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário